21 October 2023

EGRÉGORAS E VERDADES, Roberto Yamazaro

EGRÉGORAS E VERDADES @robertoyamazato
Egrégoras são como campos de informação formados por um coletivo de pessoas que creem nas mesmas coisas, projetando neste campo seus sentimentos associados a estas crenças.
Inúmeras egrégoras são formadas e nós nos ligamos a elas pela sintonia de nossos pensamentos e sentimentos. Por exemplo, cada profissão, religião e país geram suas egrégoras coletivas.
Em nossas conexões com as egrégoras nós trocamos energias com elas, reforçando nossas próprias crenças e reforçando também as egrégoras.
As egrégoras podem ser tão fortes e intensas que ao nos identificamos com elas, elas passam a representar verdades para nós. Neste caso, não importa se elas têm fundamento ou se estão embasadas com a realidade. Ainda que estejam no campo da fantasia, muitos acreditarão como verdadeiras.Por isso, seres detentores de poder decretam as informações que eles desejam que as pessoas acreditem como verdades. A massificação destas informações produzem egrégoras fortes o suficiente para convencer a maioria das pessoas e assim manipular suas opiniões e comportamentos. Ao mesmo tempo a grande disseminação de todo o tipo de informações nas redes sociais também gera um volume enorme de egrégoras de falsas informações que passam a ser consideradas como verdadeiras, criando um verdadeiro caos nas mentes das pessoas.
Isto acontece porque nós temos a tendência de acreditar naquilo que nos convém e nos agrada, que atende aos nossos interesses ou justifica nossos medos. A verdade em si não possui o compromisso de atender nossos desejos e vontades, ela simplesmente é.
Lucia Helena Galvão da Nova Acrópole Brasil postou um vídeo no YouTube sobre educação midiática que me pareceu muito interessante, oportuno e atual, complementando esta temática.Expandir a consciência significa ir para além de nossas egrégoras habituais. Ao compreender outras formas de pensamentos, outras culturas e religiões, melhor se torna a nossa visão do todo.Expansão da consciência é subir uma oitava acima, permitindo ver as raízes do nosso modo de pensar individual e coletivo, as suas consequências neste imenso redemoinho de nossa história.Continua...

No comments:

Post a Comment