28 May 2010

SOCORRO! MEU FILHO ESTÁ USANDO DROGAS!

Texto de Ana Veet Maya - 2010
- Socorro!Meu filho está usando drogas, preciso da sua ajuda. Não sei o que fazer!

São essas as principais frases que ouvimos no CAPS (Centro de Atenção Psicossocial)de pais, mães e familiares em geral que nos procuram chorosos, assustados e carentes, solicitando nosso apoio e uma solução bem rápida.

São jovens frutos de famílias como a minha, como a sua e poderiam ser meus filhos, seu sobrinho, meu vizinho, meu irmão.

São jovens com histórias, muitas histórias, como todos nós.

Uns já com um passado pesado, outros com crimes, alguns chegam algemados e só são soltos para ficar conosco durante o tratamento.

Muitos jovens já chegam com o olhar meio morto e apagado. Sem esperança. Sem vontade.

Comparecem apenas porque são obrigados pelos juízes e para que possam ser soltos com mais rapidez.

Somos muitos profissionais de diversas formações, psicólogos, educadores, médicos de todas as formações, psiquiatras, arte-educadores, assistentes sociais:a equipe dos CAPS é composta por profissionais experientes e com rica formação.

Se você me perguntar se temos sucesso no nosso trabalho, eu responderei sim, pois sempre há melhora, embora sejam poucos os jovens que fiquem completamente abstinentes e não recaiam nunca mais no uso da droga. A dependência química é de fato uma doença. E quem já esteve doente uma vez, necessitará ficar atento e cuidadoso pelo resto da vida!

Como fazer pra mostrar pra esse jovem que algo tão gostoso e de efeito tão imediato como a droga, não vale a pena ser usado?

Porque o jovem quer colorido. Ele quer todas as cores ao mesmo tempo...
Ele quer o inusitado. Quer todos os sabores.Quer alegria e muitas risadas.
Ele não tem tolerância. E ele não quer tristeza e nem monotonia.
Ele quer prazer garantido e imediato.Tudo muito imediato.
E ele não pensa na morte...

Nós, os profissionais envolvidos no trabalho do CAPS, gostaríamos de poder ajudar os familiares que nos procuram e dar soluções prontinhas para que todos nossos jovens parassem de usar drogas.

Mas infelizmente, não temos receitas milagrosas...

Cada caso sempre se mostra como único.

O que serviu para Raul, não serviu para Maria.

Pedro foi internado e nunca mais voltou a usar.

Rosana parou de usar indo todo dia fazer terapia e participar de oficinas no CAPS.

Santiago aprendeu a usar outras drogas lá onde ficou internado e seus pais pagavam uma fortuna...

E Júlia começou a traficar dentro do presídio.

Altair diz que usa drogas porque tem carência de mãe.

Luís chegou pra mim um dia e falou que tinha simplesmente parado porque começou a namorar e a namorada o ajudou...

Antonio ficou sem beber um ano e recaiu agora porque sua mãe morreu.

Vanderlei nunca mais usou desde que sua mãe morreu.

Luís trabalha o dia inteiro, mas toda noite bebe até cair.

Carmem só parou de fumar quando recebeu o diagnóstico de câncer nos pulmões.

Jorge só usa droga no final de semana. E passa a semana inteira contando os minutos pra mais um fim-de-semana.

Cristina vende o corpo pra poder comprar droga.

Laurinha diz que agora vai ter um bebê e não vai mais usar droga. Ela tem treze anos.

Marli ficou sem usar nenhuma droga nos cinco meses de tratamento, enquanto estava protegida pela instituição e vinha para o CAPS diariamente. Assim que teve a liberdade, voltou imediatamente para a turma e para o crack. Morreu assassinada quatro meses após ter ganho sua liberdade.

Marluce só usa ecstasy quando vai nas raves com a turma: - Só eu não vou usar?

Lino só fuma maconha pra dar risada e falar muita besteira com os amigos e depois comer muito. Agora se sente traumatizado porque está muito gordo e não consegue emagrecer.

Sara adora beber porque diz que quando bebe consegue mais namorados.

Hugo disse que se não tomar uma bala, não consegue curtir a música.

Já o Fabrício afirma que tudo o que toca e escreve, vem da criatividade que a droga desperta nele: - A droga abre um portal em mim!

Lurdinha diz que é muito nervosa e que a maconha a acalma e a deixa ficar “sussa”.

Ao longo dessa nossa experiência, nós, profissionais do CAPS, vamos colhendo depoimentos de vida, prazer e morte.

Algumas palavras vão marcando minha vivência: tédio, solidão, monotonia, carência, brisa, falta de motivação, fracasso, sucesso, prazer, alegria, relacionamento, dor, amor.

Como descobrir saídas inovadoras e únicas?


Que porta abrir? Qual fechar?


Algum discurso poderá ajudar? Qual poderá soar menos conservador, menos careta?


Remédios poderão auxiliar?


Como ajudar uma família a desatar o nó da relação?

Todo tratamento precisa ser único. Ser consciente de que se precisa de tratamento, é o primeiro passo.

Enxergamos aquele jovem como uma nova semente. Uma semente unica! Com todas as possibilidades e todo o mistério da vida. Que a vida é sempre um mistério único... e cada "semente" se desenvolverá de um jeito, mesmo sob as mesmas condições.
Não adianta você, pai ou mãe, querer promover para seu filho aquilo que seu vizinho promoveu e deu certo. Ou aquilo que viu na TV. Ou aquilo que leu no livro.

Calma! Não desanime!
Toda experiência que acumulou, lhe servirá como base.

Fortaleça seu coração e sua coragem. Porque seu filho poderá cair e recair muitas vezes.
E você não poderá recuar e perder a vontade.

As pessoas envolvidas no processo de cura da dependência química, tem que perseverar, continuar, não esmorecer, seguir na busca de caminhos inovadores para curar o dependente, normalmente tão envolvido pela mentira do prazer ilusório que a droga oferece.

PRIMEIRA ETAPA - 
DESINTOXICAÇÃO
Primeiramente, devemos desintoxicar o paciente. Proporcionar-lhe opções para se afastar da droga e limpar seu organismo. Isso pode ser feito com prescrição de remédios e cuidados especiais num serviço de atendimento intensivo ou semi-intensivo. Quando o caso for muito grave, às vezes, a desintoxicação pode requerer uma internação. O médico psiquiatra e o clínico geral ajudarão a família com a escolha do melhor tratamento.

Quando temos nosso paciente desintoxicado, começamos a segunda etapa.

SEGUNDA ETAPA - 
INVESTIGANDO O POR QUÊ
Precisamos investigar. Ir fundo no problema.
Entender como começou.
Que portas e janelas foram abertas?
Quais as carências que a droga está encobrindo?
Que tristezas estão encobertas? Quais traumas? Por que meu filho está tão desmotivado? Por que ele sente tanto medo de enfrentar um compromisso? Por que ele está tão preguiçoso? Por que ele está tão agitado? Por que ele se refugia no silêncio toda vez que eu quero conversar? Por que eu quero conversar apenas quando ele está em silêncio? Quando foi que meu diálogo aberto e sincero com meu filho acabou? Quando foi que eu deixei de enxergar a realidade e passei a disfarçar, porque não tinha tempo para atuar?

TERCEIRA ETAPA - 
ENTENDENDO A FAMÍLIA E OS RELACIONAMENTOS
Precisamos encarar a nossa família sem medo.
Enfrentar uma análise profunda.
Deixar sangrar a ferida. Expor a ferida. Sentir a dor.
Descobrir aonde faltou o pilar, onde exageramos, onde nos omitimos.
Onde não colocamos os limites?
Onde cerceamos ou coibimos a criatividade pelo excesso de limites?
Onde usurpamos a liberdade do nosso filho?
Quando foi que os manipulamos com os títeres invisíveis escondidos na afirmação “sou seu pai, sou sua mãe e sei o que é melhor pra você”?

Não devemos nos prender ao passado. " - No meu tempo eu era assim, fazia assim e assado..."
O passado nos ajuda a entender o presente.
Mas não vai adiantar muito apenas investigar o passado para buscar culpados.

Vamos deixar de lado essa nossa necessidade de sempre emitir um julgamento sobre certo e errado e quem errou mais ou menos.

Muitos pais apenas se enchem de culpa e passam a mimar seus filhos muito mais ainda e, portanto, errar ainda mais pelo excesso e a falta de limites!

QUARTA ETAPA - 
MATURIDADE PARA LIDAR COM O PROBLEMA
Para lidar com um problema tão complexo como a droga, precisamos maturidade.
Precisamos desenvolver a paciência. A sabedoria. A persistência.
Precisamos ter foco.
Muita compreensão.
E precisamos ter muita, muita, muita amorosidade.


QUINTA ETAPA - 
ENTENDENDO O PRAZER
Precisamos nos colocar no lugar do outro e entender... 
E entender não é julgar.

O prazer do seu filho pode ser bastante diferente do seu.

Cansei de ouvir jovens que dão muita risada de suas mães que os criticam por usar maconha, mas que fazem dietas intermináveis usando anfetaminas, engordando e emagrecendo a vida inteira, num efeito sanfona interminável.

Jovens que não entendem como seus pais, confessadamente compulsivos sexuais, podem lhes dar lição de moral só porque estão cheirando uma carreirinha.

- Meu pai enganou a minha mãe a vida inteira. Ele mente que está trabalhando e está trepando com todas as mulheres que conhece.

- Minha mãe vai ela mesma comprar a erva pra mim. Porque ela diz que está me protegendo. Assim pelo menos eu fumo em casa.

-Minha mãe nunca teve muito tempo pra mim. Ela trabalha muito.

-Eu cuido do meu irmão mais novo pra minha mãe trabalhar. Meu irmão me dá muito trabalho. Tenho que fumar pra poder agüentar aquele choro.

- Meu pai gosta mais do meu irmão. Ele nunca teve muita paciência comigo mesmo. Comigo ele só grita.

-Eu estou estudando o que meu pai quis. Mas eu não quero ser que nem ele não.

-Minha mãe é muito frustrada. Não dá certo com ninguém.Quem é ela pra me criticar?

-Meu pai me apresentou a droga. Ele sempre fumou comigo. Ele diz que assim não faz mal.

-Minha mãe fumou cigarro a vida inteira. E meu pai bebe. Não vejo diferença entre as drogas que eles usam e a minha.

- Eu fumo porque eu gosto da brisa. Minha vida é mesmo um saco...

- Minha mãe é muito careta. Ela pega muito no meu pé. Agora ela quer que eu arrume a casa e lave minhas cuecas! Mas eu não me importo em usar tudo sujo mesmo. Lavar pra que?

-Não dá pra ir numa festa e não usar nada. Não tem graça! Todo mundo usa e você vai ficar fora? Sem turma?

-Eu descobri o crack dançando na matinée do domingo.Agora não consigo mais parar.

Esses são apenas alguns desabafos, algumas afirmações dos jovens que desabafam conosco suas interrogações perante a vida e sua confusão pelas ações dúbias dos adultos à sua volta.

SEXTA ETAPA : 
ASSUMINDO PAPÉIS

Nós, os chamados adultos, precisamos nos conscientizar que somos sim os exemplos dos mais jovens.

Se o mundo está em crise, se as bombas explodem no exterior e no interior de cada um de nós diariamente, como minimizar esse efeito maligno de destruição no interior confuso e tão tenro, desse nosso jovem em formação?

SÉTIMA ETAPA : 
DICAS PARA PAIS E FAMILIARES
Precisamos fazer um exercício e abolir o julgamento, abolir o pré-conceito.
Você é você.
Você não é o seu filho.
Não queira fazer do seu filho um mini-você.

Comece o tratamento de seu filho, iniciando o seu próprio tratamento.
O que é que nós já sabemos sobre a excelência da nossa individualidade?
Estamos nos sentindo felizes? Realizados? Seguros? Serenos? Conscientes? Equilibrados?
O que estamos fazendo por nós mesmos?

OITAVA ETAPA : 
AS NOSSAS ESCOLHAS
A escolha dos nossos filhos é a escolha deles e não a nossa...
Comecemos o tratamento do nosso filho, procurando primeiramente o melhor tratamento pra nós mesmos!

Há que se ter HUMILDADE...
Não vamos conversar com nossos filhos, mostrando nossos dogmas, nossos valores, nossas marcas adquiridas pela vida. Nossas fórmulas, nossas conquistas e nossos medos!. . .

NONA ETAPA : 
O DIÁLOGO
Vamos conversar com nossos filhos pra conhecer os valores deles.
Os desejos e aspirações deles.

Vamos nos abrir para o diálogo.
Vamos ouvir! 
Mas ouvir não é julgar.

Vamos compreender. 
Compreender não é excluir, nem julgar...

Vamos abrir as portas. Vamos abrir as possibilidades.

Vamos pensar juntos.

A vontade autêntica de compreender sem julgamentos, a aceitação natural do fato tal como ele é, sem aumentar, sem diminuir, sem vaticinar um fim horrível e fatal, já abrirá uma ponte de diálogo muito franco entre o adulto e o jovem.

DÉCIMA ETAPA : 
PERSEVERAR NA DECISÃO!
De todos os tratamentos que participei, os que deram mais certo foram os que envolveram em primeira lugar a decisão do jovem em parar com o uso da droga, aliado ao tratamento no CAPS com todos profissionais e a participação intensa da família, sempre amparada e tratada pelos profissionais do CAPS.

LEMBRE-SE:
Um tratamento não acontece apenas no ambulatório.
Nem apenas na família.

Precisamos aliar a decisão de parar com a droga ao tratamento no ambulatório e a ajuda da família e o seu tratamento também!

Jovens doentes e dependentes, famílias igualmente doentes!
Portanto, para tratar o jovem, tratamos a família inteira!




JOVEM, LEIA AQUI!

Se você é jovem e está lendo este texto, APRENDA que precisa de fato tomar a sua decisão.

Faça sua escolha.
Você. 
Só você! 


Porque você é dono da sua escolha. 
E você será feliz ou sofrerá por causa dela.

Pesquise sobre a droga que você usa.
Pesquise fundo.
Veja o que ela faz no seu cérebro.
Veja o que ela faz com o seu corpo em geral.
Olhe a sua volta.

Aprenda com os exemplos ao seu redor.
A vida é curta. Não temos tempo pra testar tudo o tempo todo, correndo sempre mais e mais riscos e errando sempre nos mesmos pontos que outros já erraram.
Podemos aprender com o erro do outro...

TOME  a decisão sobre a sua liberdade.
A escolha primeira é sempre sua.

Você quer a liberdade de poder escolher?
A liberdade de poder ir e vir? De poder se desenvolver e ser de fato tudo o que quiser ser?

Se você quer tudo isso, você está escolhendo a liberdade.


Porque a droga, de fato, é uma prisão.
Ela lhe prende com algemas douradas e invisíveis.
Ela lhe prende tão sutilmente que você por vezes não reconhece que está preso.

A droga lhe dá um prazer maravilhoso.
Você fica feliz imediatamente.
Mas ela lhe aprisiona em redes e laços tão sutis que nem você mesmo perceberá.
Porque o prazer que a droga lhe oferece é muito passageiro. É pura ilusão.
E quando você volta a si, o problema ainda é o mesmo ou pior.
E nas tuas viagens, você também poderá ter uma bad trip...
E o desconforto do "depois" ? Também é doloroso!

SAIBA:
Você dirá que pode parar quando quiser.
Você dirá que tem o controle sobre o uso.
Você dirá que é melhor morrer usando a droga e ser feliz, do que viver uma vida monótona e sem cor.

Mas se você decidir parar com a droga, você terá ainda tempo de descobrir outras cores legais pra vida. E fazer sim a diferença! Mas não existe saída para quem quer se esconder no descaso e na inconsciência.





Querido jovem que me lê : 
é você quem precisa dar o primeiro passo!

Escolha: 
a vida com liberdade ou a prisão da droga?

Se a sua resposta for a LIBERDADE, começaremos aqui o nosso trabalho.






PROCURE O CAPS!

Converse com alguém da sua família e procure diretamente uma equipe do CAPS.

O CAPS lhe ajudará a abrir a primeira porta.

Junto com você e também sua família, o CAPS irá auxiliá-lo a descobrir novas portas e buscar outras saídas.

Você pai, você filho, saiba que é de fato difícil parar com a dependência química...
Mas se você quiser MESMO parar com o uso da droga, você pode!

Já escolheu parar com a droga? Então corra! Procure um CAPS!
Todos nós estaremos com você e seremos seus parceiros nesse caminho de volta à liberdade!

Vamos nessa?
(Escrito e postado por Ana Veet Maya, 2010)

Quem é Ana Veet Maya:
Escritora, profissional do CAPS AD-PENHA de 2005 a 2009 e do CAPS-ERMELINO MATARAZZO : 2010 ) . 
Professora, arte-educadora, terapeuta, massoterapeuta.
Criou e ministra desde 2003 ao lado do jornalista conhecido como Titio Marco Antonio da KISS-FM, o curso de oratória PRA VOCÊ FALAR BEM (www.cameracao.com )
Contato: anaveetmaya@cameracao.com












LEIA MAIS SOBRE DROGAS, DEPENDÊNCIA QUÍMICA, CAPS-AD
"...Deixem que isso fique registrado: a não ser que o homem encontre a droga autêntica, que está em seu próprio ser, não existe força alguma na terra que possa proibir o álcool, que possa proibir a maconha, que possa proibir o haxixe, que possa proibir o LSD. Mais e mais drogas surgirão e o que causa espanto é que as pessoas que estão tentando proibir essas coisas — noventa por cento delas, elas próprias são usuárias de drogas."OSHO


O QUE É O CAPS
http://portal.saude.gov.br/portal/saude/visualizar_texto.cfm?idtxt=29797&janela=1

http://www.sermelhor.com/artigo.php?artigo=28&secao=espaco

http://saudementales.files.wordpress.com/2007/06/caps.pdf

LISTA DE ENDEREÇOS DE ALGUNS CAPS-AD
caso não abra, copie o link e COLE no seu NAVEGADOR!
http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/saude/arquivos/saudemental/CAPS_end.pdf

http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/saude/arquivos/saudemental/CAPS_end.pdf 

http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/saude/arquivos/saudemental/CAPS_end.pdf

http://pharosinfo.blogspot.com/2006/01/caps-ad-da-cidade-de-so-paulo.html







Comentários:
FloraFdaCosta@hotmail.com disse...
Oooooootimo bem realista e profundo gostei....
Maio 02, 2010

Thais Fernandes Schenato disse...
Ana... há tempo leio seus textos e nunca os comentei. Que facilidade de expressão. Ótimos textos, ótimas reflexões. Esse sobre as drogas, sobre o trabalho realizado por vc e toda a equipe, a explicação do CAPS... tudo fantástico. Parabens... saiba, q mesmo em silencio, fico observando e lendo seu blog! Um beijo com saudades da prima!
Maio 03, 2010

Ana Almgren disse...
Oi, Ana.
Acabei de ler e te digo, gostei muito. A despeito do "peso" do tema, tudo foi tratado de uma maneira doce e sensata, sem exageros ou pieguice. Parabéns pelo seu trabalho!
Beijos,
Ana Almgren
Maio 03, 2010

cristina disse...
Ana
Adorei mais esse texto que sem duvida, servirá de suporte para nossa equipe de trabalho.
beijos
Cris Viscome
Maio 08, 2010

10 comments:

  1. estou muito perdida pois como mae nao sei como agir

    ReplyDelete
  2. Muitos pais não sabem o que fazer quando o filho entra no mundo das drogas, ou até mesmo, ficam desnorteados apenas em pensar na possibílidade de isso acontecer com seus filhos. Na verdade, como jovem recém saida da adolescência, digo que isso acontece pois os filhos são muito dependentes dos pais, acham que nunca vão pagar pelos 'erros' que cometem enquanto menores de idade e outros fazem exatamente para atingir os pais. Isso depende muito da estrutura familiar. Enfim, eles fazem isso para de alguma forma chamar atenção dos pais, e a maioria das vezes os pais ficam fracos diante de uma situação dessas.
    A m,inha opnião e sugestão, bastante eficaz por sinal, é que antes de qualquer coisa, antes mesmo que os filhos nasçam, que os pais busquem por eles, na vida espíritual. Estou falando de entregar- se a Cristo e consagrar- se e também a sua família. Já vi muitos problemas serem resolvidos e alguns até mesmo evitados quando as pessoas se apegam a Deus. Não tô falando de religião, estou falando de Deus mesmo.
    Isso faz muito bem, independente de religião e isso tem comprovação cientifíca!

    Estar com Deus é muito bom e ainda resolve qualquer problema.

    Visite este blog que vc terá orientações para todos os seus problemas. http://ligi-ligipaixao.blogspot.com

    ReplyDelete
  3. Paulo MACHADO
    tenho 41 anos sou pai de 5 filhos 3 meninos de um relacionamento de adolecencia e 2 meninas do meu ultimo casamento minha filha mais nova acabou de fazer 15 anos morava com a mãe que é uma pessoa totalmente alienada de tudo.minha hoje esta morando comigo e hoje procurando uma caneta em seu material escolar descobri um cigarro de maconha,sou ex usuario de drogas sempre conversei com meus filhos sobre tudo que passei o sofrimento que a droga me causou,tudo que perdi...e hoje descubro que meu bebê de 15 anos esta usando droga. estou molhando o teclado do meu computador com lagrimas,lagrimas de sofrimento de fracaso de impotencia preciso muito de ajuda se alguem ler esta mensagem por favor me AJUDE
    motoristabus@hotmail.com

    ReplyDelete
  4. This comment has been removed by the author.

    ReplyDelete
  5. Queridos pais e mães, jovens que lêem esse texto.

    O primeiro passo para sair da dependência, é ter "consciência" que ESTÁ DEPENDENTE. E estar dependente, é MUITO DIFERENTE se SER DEPENDENTE!

    Estar é um estado PASSAGEIRO. O "ser" é total, perene. Nós somos saudáveis e às vezes, "estamos" doentes...

    Se você já tem a CONSCIÊNCIA do problema, seja usuário ou família de usuário, segundo passo: NÃO SE SINTA VÍTIMA!

    Sentir-se vítima só irá afastá-lo do processo de CONSCIÊNCIA! Assuma seus atos, assuma as portas que "escolheu" abrir e assuma viver no aqui-agora, responsável por suas decisões e pelas novas portas que vai abrir!

    Amados! Este texto se auto-explica!

    É necessário que vocês leiam, releiam, leiam novamente!

    Se você leu a primeira vez "chorando", respire fundo e releia outra hora.

    E sugiro que aqui mesmo no blog, você leia o texto "CULPA".

    Sentir culpa só irá afásta-lo do objetivo de curar-se(se for usuário) ou ajudar no processo de cura de seu familiar.

    Encare o problema de frente! Com coragem!

    Converse!

    Olho-no-olho!

    E procure a ajuda do CAPS!

    O CAPS é um serviço PÚBLICO de atendimento, TOTALMENTE GRATUITO, para qualquer pessoa, não importa a renda.

    Procure a UBS mais próxima de sua casa e informe-se sobre o CAPS-AD mais próximo também!

    Coragem!

    E prometo que vou desdobrar esse texto, pra ficar mais simples de ser compreendido!

    Meu amor incondicional a todos vocês, companheiros de jornada, usuários de drogas e familiares queridos, pais, mães, filhos, irmãos, maridos, esposas, sintam-se todos abraçados!

    Vocês NÃO ESTÃO SOZINHOS!

    Respirem! Acreditem! E nunca deixem de olhar o céu! ...

    ReplyDelete
  6. Ana,
    Traz um alento tua postagem...
    Muitas vezes me vejo impotente, sem ação, ao saber, receber uma queixa de uso de substãncias psicoativas.
    Importante é não jugar, buscar profissionais que nos ajudem a "cuidar" dos dependentes.
    Obrigada!!!
    Édina

    ReplyDelete
  7. Olá ÉDINA
    Agradeço o seu comentário. Que bom que se sente aliviada lendo o que escrevo. Conte comigo. E se puder ajudá-la de outra forma, escreva. Abraços. anaveetmaya

    ReplyDelete
  8. sou mae e meu filho esta traficando ele tem 15 anos preciso de ajuda

    ReplyDelete
  9. Queridos leitores. Como eu gostaria de ter respostas, poder ajudar, socorrer a todos. Não tenho fórmulas. Nem experiências de sucesso, lindas maravilhosas, para contar pra vocês. Quando estamos DEPENDENTES, é isso que estamos de verdade: DEPENDENTES. Estamos "doentes", corpo, mente e alma. Vocês, queridos pais e mães que chegam até meu blog informando que seus filhos são usuários ou traficantes, peço que leiam o texto atentamente. Procurem os órgãos que menciono aqui. E, antes mesmo de quererem curar seus filhos, tirá-los do crime, primeiramente cuidem-se! Sintam-se mais fortes e seguros. Informem-se sobre o tema. Procurem um médico de confiança, um professor de confiança, um amigo mais esclarecido. Não guardem o problema só pra vocês, com medo, achando que a culpa é sua. é muito grande o peso da culpa. E ela não tirará seu filho da droga e nem do crime. Fortaleça seu corpo, sua mente. Muna-se de amor e de ENERGIA, vontade férrea pra entrar na luta e não entregar os pontos. A cada respiração, tudo muda! Siga em frente. Acredite!

    ReplyDelete
  10. minha filha sempre mentia para mim, falando que ia em um lugar mas ia em outro, foi então que eu resolvi instalar o www.brunoespiao.com.br no celular dela e descobri que ela estava usando drogas. Dps de muita conversa consegui reverter a situação

    ReplyDelete