21 February 2022

ESCRAVIDÃO E EDUCAÇÃO

ESCRAVIDÃO E EDUCAÇÃO
por Roberto Yamazato

Determine às crianças e aos jovens o que eles irão aprender. Acostume-os a serem avaliados, para que eles se sintam sempre comparados entre si.
Ensine a eles muitas coisas que eles não saberão como utilizar na prática e que quando adultos logo esquecerão. O ensino fundamental e médio terá foco na grande peneira chamada vestibular. Nesse processo os alunos depositarão suas esperanças ou a falta delas.
Para aqueles que podem arcar com custos de escolas particulares, ofereça uma melhor qualidade de ensino, possibilitando aos mais estudiosos, acesso às melhores faculdades e melhores carreiras. Ofereça também oportunidades de trabalhar em pesquisa, direcionando e condicionando o modo como irão utilizar suas inteligências.

Aos que dependem de escolas públicas, normalmente restam-lhes arcar com os custos de faculdades privadas, caso queiram seguir com suas graduações. Sem as mesmas oportunidades, tendem a se tornar subordinados daqueles que obtiveram seus diplomas de nível superior. 
A formação do caráter e de valores nas escolas não é importante, mesmo que o conhecimento e a inteligência possam ser usados de forma imoral, ilícita ou simplesmente de modo egoísta. Esta formação é atribuição das famílias, assim dizem. Então vemos advogados corruptos, engenheiros preocupados somente em automatizar produções, reduzindo empregos, cientistas criando armamentos cada vez mais poderosos capazes de destruir todo o mundo.
Em geral, aqueles com melhor formação, tendo sempre vivido distantes destes menos favorecidos, desenvolvem pouca empatia, acreditando realmente que o mérito de seus diplomas os coloca em um nível superior.
Os pais, sobrecarregados no trabalho para pagar suas dívidas, mal podem ver e conviver com seus filhos. A TV e a Internet assumem a brecha deixada pelos pais na formação de caráter dos filhos.

A tudo que não é dito nas escolas ou tratado como ciência, chamem de mistificações e crendices, portanto não passível de credibilidade. Assim antigas tradições e conhecimentos espirituais são esquecidos e desvalorizados.
Deste modo, os jovens são condicionados a acreditar que a vida é somente um processo de contínua concorrência, por vagas em faculdades, por melhores oportunidades de trabalho. 

Agora imagine um sistema de ensino em que os melhores alunos ajudam aqueles que têm mais dificuldades, onde os talentos de cada um fossem cedo reconhecidos e incentivados em seu desenvolvimento.  Onde a qualidade de ensino fosse a mesma para todos e o acesso à qualquer carreira fosse possível a qualquer um, inclusive para adultos, de modo que o principal atrativo não fosse o status ou o rendimento salarial, mas o prazer de trabalhar naquilo com que se identifica e ama fazer.
Se você consegue imaginar um sistema de ensino assim pode então compreender porque o nosso sistema atual é também uma forma de escravização de mentes e de almas.

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