5 March 2020

SUA FALA É MONÓTONA?

Você é daqueles que só sabe falar sobre um mesmo assunto? No elevador só fala sobre o tempo? Fala somente de futebol? Ou política? Ou só se queixa? Talvez se exiba? Cuidado para sua fala não ser monótona!
É muito duro a gente começar a falar com o outro e ele abaixar a cabeça pro celular, porque nossa fala não prendeu sua atenção...
Tem gente que tem um vocabulário muito restrito, não consegue usar vários adjetivos, fala sempre os mesmos substantivos, mesmos verbos. Mesmo tudo, todo dia tudo sempre monótono e igual.
Tem pessoas que colocam um palavrão ao final de cada frase.
Outras, utilizam os famosos "a nível de", "tipo assim","né", "tá", "tá entendendo", etc, chamadas gorduras da fala e que poderiam ser muito bem substituídas pelo uso correto da pontuação, de outros vocábulos, sinônimos e etc.

Se não estudamos, se não lemos, se nossa cultura for pequena assim como nosso rol de palavras e expressões, poderemos nos tornar entediantes e muito monótonos. 

Às vezes falamos mal até mesmo por influência da mídia e redes sociais. Certas expressões acabam sendo muito veiculadas nos meios de comunicação e ficam mais "prontos" e de fácil acesso na nossa mente. Ficam bem na ponta da língua e quando menos esperamos, lá estamos nós reproduzindo como papagaios...

Se nós usarmos qualquer palavra ou expressão em demasia, nossa fala será muito previsível e mais monótona.

Assim, teremos dificuldade para encantar e seduzir. E nossa fala deve encantar! Quando somos monótonos, é mais difícil vender bem o nosso peixe, não temos tanto sucesso na comunicação e provavelmente acabaremos segregados a um determinado grupo de amigos ou afins.

Para falar com correção, ritmo, fluência, uma linguagem colorida e atraente, devemos conhecer, investir e dosar as palavras, palavrinhas e "palavrões"! Foi pensando assim que o Prof. Marco Antonio Abreu ( o jornalista da KISS FM conhecido como titio Marco Antonio) e eu criamos e ministramos o workshop PRA VOCÊ FALAR BEM (www.cameracao.com)

E eu, uma educadora e livre-pensadora, sou a favor do equilíbrio.

Sou poeta, amo palavras lindas. Mas às vezes uso um palavrão... 

Para falar bem, precisamos nos expressar com objetividade e naturalidade.Com riqueza de expressões. Com conhecimento de causa! Quem tem a palavra, tem o poder!

E você? Sua fala é atraente? Ou quando fala atrai bocejos? Conta pra mim!
Abraços a todos!

Anaveetmaya

No comments:

Post a Comment