9 September 2012

AO MESTRE COM CARINHO

por Ana Veet Maya
texto dedicado a Professora e escritora Hebe Canuto da Boa Viagem de Andrade Costa

A vida 
é 
tão rápida 

muda, 
muda, 
muda o tempo todo.

Ainda ontem eu passava horas sentada no banco traseiro do Aero Willys do meu pai, lendo fotonovelas e esperando o Carlos passar de bicicleta... 

O futuro parecia tão longe, tão longe ainda...
Eu só queria estudar e me formar professora, namorar e ser dona do meu nariz.

Foi muito difícil entrar no Estadual da Penha.
Tive que estudar muito, fazer o curso de “admissão” e prestar exame pra concorrer a uma vaga.
Fiquei na rabeira e só entrei porque minha mãe sempre lutadora e sincera, foi lá explicar que eu era boa aluna, ficava nervosa quando fazia exames, tirava nota boa e precisava fazer a escola estadual.
Assim, consegui entrar para o Estadual da Penha em 1967.



Irani de Paula, Márcia Sangiorgi, Ivone Morallis, Letícia Pedroso, Celeste, Carlos Valadares, Rafael Filizolla e outros amigos chegaram neste ano e permanecem até hoje.

Naquele tempo, 
amizade 
era 
mesmo 
para 
sempre.







Com o Professor Jorge Campello, o teacher, aprendi o gosto pelo estudo do Inglês, a ter disciplina para estudar, ler, praticar e declamar. 
Sim! Ele me fazia declamar de classe em classe o poema THE FOUR LEAVES CLOVERS...
Graças a essa excelente formação e motivação do Teacher, tornei-me “Teacher” também...  
E hoje, quando participo do meu grupo de teatro, o Grupo Sensus, nas performances dos Polvos Poéticos, trago no coração um profundo agradecimento ao querido mestre que incentivou o desenvolvimento do meu gosto poético, da minha fluência e desinibição para falar em público. 
E pensar que fui uma adolescente tímida e hoje ministro cursos de oratória pra motivar e treinar pessoas a falar bem! (http://www.cameracao.com )

Já o professor Mário (o Mariô), seu carisma, sua elegância, seu conhecimento da língua francesa, desenvolveu em mim o gosto pelas viagens, pela beleza, pelo charme do passado e da história, representados pela língua francesa.
Mais de vinte anos após o ginásio e o colegial, visitando a França, percebi a força da aprendizagem ao caminhar por Paris e sentir todo meu conhecimento vindo à tona... 
Sim, o que aprendemos de fato, nunca esquecemos...


Com a Professora Gilda e o Professor Jorge, tive as ferramentas para me tornar desenhista, pintora, lidar com guache, nanquim, esfuminho, ângulos e perspectivas... São eles a base da artista plástica que me tornei.

Todas as outras matérias e professores foram importantes sem dúvida, mas meu gosto e dons para as artes, a paixão pela palavra e pelo estudo da mente e das filosofias criaram o link com os professores preferidos, tornando-os modelos para toda a vida.

Foi em 1971, quando comecei o curso “normal”, que tive a honra de ser aluna das melhores professoras que já conheci e que influenciaram meu caminho e a formação da educadora e terapeuta que me tornei: Professora Delma e Professora Hebe Canuto Boa-Viagem A. Costa.

Vivíamos ainda num tempo de muito controle, sociedade machista, valores tradicionais.
Foram as idéias e ideais que a Professora Hebe propagou que formaram as bases da mulher que me tornei: alguém que procura estar atenta e ser ousada, seguir o coração, compartilhar com respeito e sinceridade, ser natural, valorizar o outro como valorizo a mim mesma e respeitar a dignidade e liberdade de escolha de cada um.
Sexta-feira passada, dia sete de setembro, estive pela primeira vez num encontro de amigos do Estadual da Penha.

Foi grande minha emoção ao reencontrar a querida professora Hebe, 87, escritora renomada e premiada!
Escrevo este texto para homenageá-la e para compartilhar com todos e principalmente com os nobres amigos professores para que nunca esmoreçam e não tenham dúvida da importância de sua missão.


Sim, o salário é muito baixo, o sacrifício enorme, mas o prazer da realização não pode ser descrito.

Ser professor é ser estrela do “Missão Impossível”, ser comandante, médico e conselheiro da “Star Trek”, o esportista do “Poder Além da Vida” sem nunca perder a alegria e a chance de crescimento espiritual do “Ao Mestre com Carinho”...

Um salve a você, professora Hebe, aqui nomeada representante de todos os nobres mestres com os quais tive a honra de aprender.

Que Deus a proteja sempre e ilumine mais e mais sua trajetória de luz!

"... Instituto de Educação, meu vergel de amor e saber, onde o meu coração aprende a cantar, a sorrir, a viver!..."

3 comments:

  1. Ana

    Gostei muito. Boas lembranças fazem toda a diferença em nossas vidas
    Que bom que o Estadual da Penha tenha formado professores criativos,sensíveis e gratos
    beijinhos

    ReplyDelete
  2. Ana

    Amei seu reconhecimento pela escola que te deu amadurecimento intelectual. O mesmo aconteceu comigo; fui professora por quarenta anos e ainda sinto saudade da sala de aula.
    Abraço, Rosana.

    ReplyDelete