por Ana Veet Maya
Pensando nos meus alunos e nos amigos que se queixam, ocorreu-me falar mais uma vez sobre a importância da memória na comunicação.
Muitos se sentem com bom conhecimento e preparo para discursar sobre vários temas da atualidade.
Só que quando vão falar se expressam assim:
- Aquele cara, sabe? Aquele que fez aquilo no outro dia. Que apareceu na rede, na rede, na rede... Aquela daquele pastor que fala pra tudo amém. Lembra? Aquele jornalista que lidera o movimento (o movimento... o movimento... qual é mesmo o nome do movimento? ). Putz! Me ajuda aí, cara! Ele é casado com aquela atriz que fez aquela novela das 7 mas num lembro o nome dela! Ela era má. Tá lembrado de quem?
Pois é, meus amigos... Quantos já nos sentimos numa saia justa assim?
E a boa comunicação vai pro esgoto, levada junto com uma enxurrada de dúvidas e esquecimentos.
Pare agora e veja se tem por hábito fazer isso.
A causa pode ser física, emocional ou até mesmo um hábito inconveniente que você por descuido, às vezes por displicência ou até por preguiça de pensar, acabou desenvolvendo.
Se você começou a se esquecer das coisas há pouco, se anda muito distraído, abrindo o bombom, comendo o papel e jogando o chocolate no lixo... Pode ser apenas uma questão de concentração e foco.
Mas o primeiro passo é fazer um auto-exame.
Analise se está muito tenso, se tem estado muito estressado? Há quanto tempo não vai ao médico? Como tem estado o seu sono? E sua alimentação? Como anda sua alegria de viver?
Elimine as causa físicas. Converse com familiares ou amigos e desabafe sobre as possíveis causas emocionais. Procure o seu médico e o seu terapeuta!
Volte a cuidar de sua alimentação equilibrada. Tome mais água! Faça exercícios físicos. Durma melhor! Ame mais! Garanta tempo para relaxar e ter lazer!
Já fez tudo isso?
Seu médico falou que está tudo bem e é você quem precisa se “esforçar” para melhorar?
Então vamos lá.
Quais os assuntos que costuma esquecer?
Apenas dos que não gosta?
Então se for esse o caso, a resposta já está dada... Não é?
É capaz de lembrar tudo sobre o futebol, a escalação inteira do time, mas esquece de uma simples fórmula do trabalho?
E o quanto você gosta desse trabalho?
Lembra de tudo do seu passado, até da cor do seu vestidinho de batismo, mas esquece do que teu parceiro falou ontem?
O quanto ainda deseja conviver com esse parceiro?
Quanto teu passado é mais gostoso de ser lembrado do que teu presente, quando você considera que tudo está um saco, um tédio e não põe um fim no que te incomoda, não consegue falar nunca não e apenas tranca os problemas no guarda-roupa... Oras, parece que nestes casos, é muito conveniente de nada se lembrar, não é?
A nossa memória precisa ser exercitada sempre, da mesma forma que exercitamos o caminhar, o escrever, o dirigir, o ler e outras habilidades.
Se hoje falamos uma língua estrangeira fluentemente, mas de repente paramos e não praticamos mais, em pouco tempo iremos esquecer tudo.
Se estivermos numa forma física maravilhosa e pararmos um mês de ir à academia, ao voltar, teremos igual ou maior trabalho pra ficarmos em forma outra vez.
Veja bem qual é seu caso e o quanto de fato você deseja melhorar sua memória.
Se concordar que de fato deseja melhorar, vamos lá.
DICAS PRA MELHORAR A MEMÓRIA:
1- Medite!
2- Jogue truco, xadrez e jogos da memória.
3- Estude tabuadas, conjugue verbos!
4- Declame as poesias que gostar. Mas tem que ser de cor, sem precisar ler
5- Faça palavras cruzadas.
6- Crie e conte histórias para as crianças da família.
7- Observe uma paisagem. Pode ser a natureza viva ou uma gravura. Feche os olhos. Tenha um papel a sua frente e escreva todos os detalhes que observou, falando das formas, das cores, da quantidade e variedade de detalhes.
8- Cante de cor as músicas de sua preferência.
9- Existem muitos sites para desenvolver a memória que estão à sua disposição na internet. Pesquise e faça vários exercícios diariamente.
10- Procure enriquecer o seu vocabulário, ampliando seu conhecimento de substantivos, adjetivos, advérbios e seus sinônimos. Pratique escrevendo mais!
11- Aprenda mais uma língua estrangeira!
Tenho certeza que se você quiser mesmo melhorar sua memória e tiver disciplina, em pouco tempo terá bons resultados.
Mãos a obra!
Memória que te quero sã!
Nossa olha só que interessante,sabe que me indentifiquei muito com o seu texto.Me sinto assim nesses ultimos dias rs.É que agora consegui um emprego e nesse sábado faz 1 semana que estou trabalhando, estou adorando,mas impressionante como estou sofrendo de perda de memória recente rs,eu tenho uma noção do produto do qual eu trabalho,são tantas informações ao mesmo tempo que olho para tela e surge uma imensa interrogação.Já tarvei com cliente em linha,que o pessoal do suporte veio
ReplyDeleteme socorrer,já chorei (de raiva de mim memsa),e o pessoal vive falando para mim calma, relaxa,e realmente preciso aprender a relaxar,quanto mais tensa ou nervosa eu fico ai que as coisas somem mesmo rs.Até já conversei com minha supervisora e ele me disse calma é assim mesmo, quando eu comeci eu também chorei,acontece.Eu tenho paciência para esperar você se desembolver e você tem paciência para se desenvolver?!Ai respondi tenho,e assim as coisas vaõ fluindo.Eu já estava pensando em procurar ajuda para trabalhar esse meu lando e relaxar mais, ai o titulo desse texto me chamou a atenção e resolvi ler.Vou seguir as suas dicas,concerteza será muito útil para mim.
Acho que depois vou lê-lo novamente =)
Desculpa se de repnete o texto tenha ficado um pouco confuso, é que são várias emoções,informações ao mesmo tempo que as vezes eu fico perdida, mas eu me acho rs
Tenha uma bom dia.
Danielle