1 May 2011

ALEGRIA



Ainda menina, sempre quando eu voltava do Corinthians a pé, morria de sede e só queria chegar logo em casa pra beber água. Caminhava com tanto cansaço, depois de horas de exercícios, que só o pensar na água descendo goela abaixo, já me dava alívio e alegria. Entrava em casa correndo e ia direto pro tanque. Porque tinha que ser água de bastante, escorrendo abundante! Bebia, bebia, até a barriga doer. A alegria era imensa. Não dava pra medir. E tudo estava certo. Quando chovia forte e trovejava, minha avó pedia que a gente escondesse as tesouras. Eu tinha medo que o céu fosse cair. Mas uma vez assisti a um filme que mostrava duendes jogando boliche no céu. O filme dizia que era isso o que provocava aquele barulhão... Ficou tão simples tudo e nunca mais tive medo de trovão... À noite eu tinha pesadelos, suava frio. Meu pai vinha me cobrir e sorria pra mim. Contava piadinhas engraçadas e puras. Minha avó dizia que depois da meia-noite já começava a clarear. Dizia pra gente não focar no escuro e sim, na luz. De repente eu ouvia passos no corredor do quintal. Era meu avô, madrugando pra ir trabalhar na feira. Ele sempre dava uma tossidinha quando abria o portão. E quando eu o ouvia, sabia que o dia estava raiando e eu vencera mais uma vez o medo da escuridão. A vida continuava. Eu adorava ver minha avó escovando os ternos do meu avô, enquanto ele se barbeava cantando as músicas de Nelson Gonçalves. Casa em festa era a família reunida! À noite meu irmão e eu pegávamos uma lanterna e brincávamos de cabaninha, iluminando por debaixo das cobertas.Quantas viagens e risadas! E tudo era simples e natural. Minha mãe toda semana, comprava um pouco de guloseimas na feira. Nossa vida era regrada e as guloseimas tinham que durar a semana toda.A casa ficava em festa, cheirando bolacha, cheirando docinhos de leite, delicados e jujubas. Os incentivos da minha mãe, os conselhos da minha avó, o canto do meu avô, o sorriso cúmplice do meu pai, a inocência do meu irmão, o cheiro da minha casa em festa, tudo isso ainda inunda minhas narinas e refresca a minha mente, massageia meu coração. Alegria! A alegria é mais forte que a dor. A alegria dá asas para a criatividade, traz paz ao coração. A alegria une os corações puros. A alegria é simples. Não precisa de enfeites. Não precisa de dinheiro.Basta saber olhar.Basta enxergar com os olhos do coração... Hoje olho o mesmo céu azul.As nuvens ainda formam desenhos. E eu escuto “you are my special Angel till the eternity” e eu me emociono. Que eu possa ser sempre alegre e expandir essa vibração. (ALEGRIA, texto de Ana Veet Maya)

4 comments:

  1. simplesmente perfeito
    e que foto belissima ein?
    bjokonas

    ReplyDelete
  2. Doces lembranças, conheci todos esses personagens que conta, exceto seu avô...não me lembro dele, viajei contigo nessas recordações! Lindo texto!Irani

    ReplyDelete
  3. Lindo Ana!!! Me identifiquei muito. Bj

    ReplyDelete
  4. Muito obrigada a todos vocês que deixam comentários. Crescemos com eles. Abraços a todos.

    ReplyDelete