21 November 2010

DICAS DE COMUNICAÇÃO

por Ana Veet Maya

- A importância da comunicação está na NATURALIDADE

- Antes de começar a falar, ENRAIZE, relaxe os seus ombros, endireite e alongue sua coluna, firme a planta dos pés no chão: mente quieta, espinha ereta e o coração tranqüilo.

- Tenha FOCO. Não devaneie. Para desenvolver o foco, MEDITE. Relaxe o corpo e foque!

- DESCUBRA no seu dia-a-dia uma atividade que o relaxe. Nem que seja por cinco minutos. Dançar faz muito bem!

- SORRIA com o rosto e com a alma! Durma bem! Beba água! Alimente-se bem!

- Mergulhe no seu EU PROFUNDO; QUEM SOU EU? Só fazendo essa viagem sem medo e com consciência, vamos descobrir nossas qualidades, limites, qual é nossa MARCA e promovê-la com sucesso (o marketing pessoal)

- A importância da RESPIRAÇÃO CONSCIENTE!Quando respiramos com consciência, estimulamos nosso corpo, todas as células. Com a respiração, conseguimos alterar nosso humor, nosso pensamento, criar coragem. A respiração profunda e consciente leva mais oxigênio para todo corpo. Oxigena a mente e faz com que as idéias brotem!

- DESAPEGUE-SE! Deixe o ONTEM PASSAR. Não se aflija pelo amanhã. Viva o AQUI-AGORA.

- Vida é ritmo. Saiba ter jogo de cintura e deixar seu corpo e sua mente fluírem em todos os ritmos.

- PARE DE JULGAR O TEMPO TODO! Lembre-se que a mente, mente. Procure conectar-se mais com seu coração. Aprenda a compartilhar.

- Não se sinta mais que ninguém. Não se sinta menos. Seja suave, seja natural. Olhe para o outro de igual para igual.

- Conheça suas couraças. Lembre-se que somos uma grande CEBOLA... Do que estamos nos protegendo tanto? Vamos mergulhar no eu, conhecer nossos medos e nos jogar nas oportunidades de praticar. A comunicação é exercício, PRÁTICA.

- Não AFIRME seus limites. Eu sou isso, eu nunca farei aquilo. Tudo podemos quando queremos SE QUEREMOS DE FATO. Descubra o que você quer? E pratique com perseverança.

- Não tema o julgamento do outro. Somos todos humanos. Não sinta medo de encarar sua platéia. Conheça muito bem o assunto e fale com naturalidade, observando os sinais. Quando a platéia demonstrar impaciência (através dos gestos que você já conhece) é hora para um relaxamento, uma respiração, um cafezinho.

- AME O QUE JÁ TEM. Valorize sua caminhada! Goste-se assim mesmo, do jeitinho que já é. Respeite suas vivências. Você não chegou onde está por nada. Foi você que abriu suas portas. Conscientize-se disso e respeite e ame o ponto onde já está.

- MODULE A SUA VOZ. Não fale sempre no mesmo tom. Isso se torna monótono e cansativo.

- Não fale correndo. Respire entre uma frase e outra. Olhe para a platéia. E continue o assunto. Sempre com ritmo.

- NÃO SEJA PROLIXO! Treine. Aprenda a ser objetivo, falar com lógica, começo, meio e fim.

- Evite as GORDURAS DA FALA! Lipoaspiração nelas! Fora com os né,tipo assim,ã, hum,aaaa, eeeee, etc

- APRENDA A OUVIR. Ouvir com atenção e com o coração.Quem sabe ouvir, é AMOROSO. Quem não ouve, se torna muito egocêntrico, ama menos e não atingirá o coração das multidões.

- Saiba lidar com o IMPROVISO. Confie no seu taco, no seu CONHECIMENTO e cultura.

- Não fale MENTIRAS. Falar a verdade faz a comunicação transparente e muito mais fácil.

- A qualidade de ser cidadão do mundo é lidar bem e cada vez melhor com a DIVERSIDADE. Aceite, conviva, respeite as diferenças!

- ARTICULE! Mexa toda a boca, mexa a arcada dentária. DESPRENDA SEU MAXILAR. Quando mais você articular, mais será COMPREENDIDO.

- CONHEÇA SEUS TRUNFOS e use-os a seu favor para vender melhor o seu peixe. Use caras e bocas. Você não pode falar algo triste, sorrindo... Nem falar sorrindo, algo que te fez sentir raiva. Não tenha medo de expressar sentimentos.

- NÃO SE SINTA INFERIOR e nem PERTURBADO ao entrar em contato com seus limites. Se considerar algo como um limite, analise se DE FATO quer superá-lo. Somos seres humanos. Somos todos UM, mas somos todos únicos e plenos em nossa diversidade. Não precisamos todos falar bem. Não precisamos todos dirigir bem. Não precisamos todos ser cantores. Nem professores. Nem comunicadores.
- O BOM TRABALHADOR não leva seus problemas pessoais para o trabalho. Ele consegue FOCAR e estar totalmente presente em cada situação, sem misturar. Lembre-se que uma laranja podre estraga todo o tacho!

- O LÍDER é sensível ao grupo assim como é sensível a si mesmo.Ele não fala eu, fala nós.
O mundo precisa de todos nós.
Assim como nós já somos: ÚNICOS.
Precisamos ser felizes e plenos com o que somos.
Se você escolher quebrar um limite, faça-o gradativamente, no seu ritmo e investindo sempre na consciência e na prática. E não se encabule em pedir ajuda!

Boa sorte!


Ana Veet Maya, terapeuta, massoterapeuta. anaveetmaya@cameracao.com
www.pravocefalarbem.com

No comments:

Post a Comment