17 April 2017

FOFOCA x AS TRÊS PENEIRAS

FOFOCA X AS 3 PENEIRAS
Comentar sobre o mundo e as pessoas é normal e muitos fazem isso. Fazer "fofoca" é diferente: é comentar com maledicência, maldade, ironia, acidez, descaso, raiva, preconceito... Nesta vida já vivi muito e já vi muita coisa boa e coisas que me chocaram. Mas percebo que só faz fofoca contra o outro quem não é consciente, quem não está feliz consigo mesmo, quem está inundado de problemas internos e fala maledicências do outro pra ignorar as próprias dúvidas, os próprios deslizes, a própria sombra. Por isso que vira e mexe eu divulgo o texto sobre as três peneiras. Muito bom relembrar! anaveetmaya
AS TRÊS PENEIRAS
Um rapaz procurou Sócrates e disse-lhe que precisava contar-lhe algo sobre alguém.
Sócrates ergueu os olhos do livro que estava lendo e perguntou:
- O que você vai me contar já passou pelas três peneiras?
- Três peneiras? - indagou o rapaz
.- Sim! A primeira peneira é a VERDADE.
O que você quer me contar dos outros é um fato? Caso tenha ouvido falar, a coisa deve morrer aqui mesmo. Suponhamos que seja verdade.
Deve, então, passar pela segunda peneira: a BONDADE.
O que você vai contar é uma coisa boa? Ajuda a construir ou destruir o caminho, a fama do próximo?
Se o que você quer contar é verdade e é coisa boa, deverá passar ainda pela terceira peneira: a NECESSIDADE. Convém contar? Resolve alguma coisa? Ajuda a comunidade? Pode melhorar o planeta?
Arremata Sócrates:- Se passou pelas três peneiras, conte! Tanto eu, como você e seu irmão iremos nos beneficiar.Caso contrário, esqueça e enterre tudo. Será uma fofoca a menos para envenenar o ambiente e fomentar a discórdia entre irmãos, colegas do planet.
Sócrates

2 comments:

  1. Gabriela Martine da CostaApril 17, 2017

    Eu ameiiiiiiii! LEvarei essa história para a vida!!!! Te amo madrinha!!!

    ReplyDelete
  2. Que bom que gostou. Beijos amor.

    ReplyDelete