22 November 2016

SERMÃO? EU NÃO!

Resultado de imagem para blá blá blápor ANAVEETMAYA

Ainda pequena, não gostava de ir à missa. Sentia calor, não gostava do cheiro das velas queimando e detestava o sermão do padre porque eu não entendia nada.                                  
Foi quando fiquei mocinha que conheci o Padre José Maria na comunidade JOVENS DO AMOR TOTAL da Paróquia da Igreja Nova da Penha, que aprendi a gostar dos sermões. A palavra do querido e saudoso Zé Maria, falava ao nosso coração, a gente o compreendia, seu sorriso era bondoso, sua voz macia e sincera.

Quando minha mãe me dava sermões, sempre a mesma ladainha ... O que ela dizia me irritava.
Mas quando minha avó me dava um sermão, eu a ouvia mais. Ela não gritava comigo. Sua voz era calma embora enérgica. Ela olhava para mim nos olhos e dizia: - Vamos! Mais escuro que a meia-noite nunca fica.

Dona Leda da escola primária tinha uma régua imensa com a qual ameaçava os alunos que conversavam. Já Dona Joaninha, a todos conquistava com seu sorriso amoroso e palavra gentil.

Analisando várias ocorrências do passado, percebo que aprendi mais com o carinho e a gentileza, do que com a força, o grito e/ou a agressão.

Só que para falar calmo, precisamos ter auto-controle... 
Nós precisamos estar bem equilibrados para conseguir nos colocar no lugar do outro... 
Às vezes, deixar passar aquele momento de fúria e conversar depois, de maneira mais efetiva e simples, mas assertiva e calma.

Quando você quiser passar um ensinamento para seu filho, seu aluno, seja quem for, siga algumas dicas:
- Escolha o momento certo

- Não seja repetitivo. Fale com clareza, objetividade e rapidez. Frases mais curtas são melhor compreendidas.

- Coloque-se no lugar do outro. Primeiramente entenda o porquê ele agiu daquela forma. Não compare o outro com você... Cada um tem sua maturidade.

-  Fale calmamente, com voz branda e firme, sempre olhando nos olhos.

- Se o ouvinte for uma criança, ou abaixe-se para ficar da altura dela, ou pegue-a no colo.

- Não queira impor o seu pensamento, o seu raciocínio. Tente entender a lógica do outro e respeite-o também.

- Reflita sobre sua vida, sobre o seu tempo, sobre o mundo globalizado... Perceba se você tem acompanhado as mudanças, se você está atento às novas linguagens ou se está ultrapassado. A evolução e o aprimoramento são muito necessários pra todos nós.

- Não se estenda! Fale pouco. Observe a reação do seu ouvinte. Não adianta continuar falando se ele já parou de ouvi-lo.

- Sobretudo, SEJA SEMPRE AMOROSO. O amor é a melhor ferramenta da comunicação.

Pratique e boa sorte!                                                                                        
Beijos da anaveetmaya

No comments:

Post a Comment