26 March 2013

DEU TILT

por Ana Veet Maya


Às vezes você fala algo, mas a pessoa entende outra coisa.
Se quando a comunicação se dá olho-no-olho, os erros de compreensão já existem, imagine então quando a comunicação se dá pelo telefone ou por escrito, por e-mail ou chat? Mais chances ainda de gerar erros de entendimento.
Você não deve estudar cada palavra que vai falar ou escrever... Se pensar muito, acabará bloqueando a sua fluência. Permita apenas que as palavras saiam do coração! Seja sincero! Seja sempre natural.
Procure sentir como a sua platéia, como o seu ouvinte, o seu leitor, entendeu a sua mensagem.
Respire.
No processo de comunicação são tantos os fatores envolvidos...
Às vezes só entendemos o que queremos entender.
Outras vezes, colocamos palavras na boca do outro e desvirtuamos completamente a sua mensagem.
Cada pessoa poderá interpretar a mensagem emitida de várias formas...
É como interpretar uma obra de arte: cada um enxerga de um jeito. E o artista? Será que conseguimos de fato captar a sua intenção, entender o seu propósito?
Quando você perceber que está no meio de um conflito, se deu tilt na comunicação, seja humilde!
Converse com seu interlocutor:
- O que você entendeu sobre isso que eu falei?
E ouça.
Pacificamente.
Coração aberto.
Muitas vezes perceberemos que a pessoa entendeu nossa mensagem bem diferente do que era nossa intenção.
Aproveite a situação, esclareça sua intenção e use essa experiência para melhorar casa vez mais a sua comunicação.
Há momentos que não dá pra supor, inferir...
Temos que ter a coragem de perguntar, ouvir e corrigir o erro.
Possam suas palavras serem amorosas e fruto de uma mente e um coração claros!
Que sejam usadas com sabedoria e alimentem a todos que a ouvirem ou lerem!
Namastê.

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