18 September 2012

CAIU A CONEXÃO


por Ana Veet Maya
Caiu na rede é peixe!

O tempo todo, o tempo todo, o tempo todo sem parar, hoje tudo é conexão e interatividade.

Televisão, rádio, telefone, interfone, iphone, iped, smarphone, Eletropaulo, Sabesp, COMGAS, Embratel, skype, msn, facebook, tva, net, vivo, sky, porto seguro, oi, nextel, tim, prefeitura, manicure, dentista, médico, hospital, teatro, cinema, supermercado, tudo, tudo é informatizado, tudo lhe oferece um menu de atendimento e tudo é feito “on”.

O mundo pode até deixar você ir dormir, mesmo em meio aos som infernal de buzinas e alvoroços mil. Mas seu celular precisa, ele tem, VOCÊ TEM que ficar “ON”.

Sua vida, sua privacidade, suas necessidades, seu peso, seu estado civil, seu almoço, a cor da sua calcinha, seu salário, seus sonho, sua indigestão, seu estado de espírito, sua depressão, suas dicas de salvação, tudo sempre “ON”.

Mas chega um dia que você vai ligar o celú e ele está mudo.

Aí você pega o telefone fixo pra se comunicar com a empresa e pedir providências pra consertar seu celular, mas descobre que seu telefone fixo está MUDO também
A empresa cortou, bloqueou, exterminou o seu número “por engano”...

Entonces, você liga seu computador pra fazer sua queixa on line. Mas descobre muito mal-humoradamente que a empresa está fazendo uma manutenção na rede e caiu a conexão!
Caiu a conexão??? 
Oh nãaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaao. 
Vai voltar quando? 
Só à noite? 
Meu Deeeeeeeeeeeeeeeussssssssssssssssssssssssssssss!
Sem telefone fixo, sem celular e sem internet?
Como você se sente?
Completamente travado.
Cabeça, tronco, membros e alma!
Dá um branco em tua cabeça.
Um aperto em seu peito.
Está SEM VOZ!
Sem meios de se expressar e pedir serviços e reparos.
Sem meios para compartilhar com o mundo o que bebeu no café da manhã!
Completamente sem possibilidades.
Sabe o que aconteceu?
Você está OFF.
E agora meu irmão? 
O que vai fazer?
Vai tremer?
Vai babar?
Vai gritar, espernear, ter um infarto de tanto ódio e desespero?
Você está OFF.

E pensar que o sol, a vida, o céu, o verde, as flores, os amigos, a alegria, tudo está sempre ON pra você, pra mim, pra todos nós!

Basta você se plugar... 
Se liga meu irmão!
Vamos aproveitar que o Universo e a falta da competência do sistema nos deu folga e desligou TUDO o que nos cansava, tudo o que nos roubava tempo e energia!

Vamos aproveitar a chance de estarmos OFF e sair de fininho, escapar de tudo que nos deixa tão conectados mas sempre tão sozinhos, protegidinhos nesse nosso mundinho cibernético...

Vamos utilizar nosso corpo e mente, nossa energia, nossos sentidos e toda nossa espontaneidade e bóra lá pra rua brincar, sorrir, chorar, viver, interagir face to face num chat natural sem microfones e câmeras, sem gravações e senhas protegidas, apenas a cara escancarada e o peito livre cantando a música do Caetano!



2 comments:

  1. O pensamento coletivo que se forma na rede mundial conduz gentilmente minha preguiça de ser eu mesmo. Conectado minhas dúvidas perdem força e ganho um sorriso falso e permanente de que está tudo bem. Meu eu diluído é mais palatável, me entrego as ondas magnéticas e vou sem questionar. De imagem em imagem, comentário em comentário, apenas arranho a superfície de mim mesmo. Protegido pela ignorante segurança, assim atravesso o mar do desconhecido.
    Por favor, me tire da tomada e me deixe afundar!

    ReplyDelete
  2. seus comentários são sempre tão pertinentes, querido amigo. Adoro ler você. beijão

    ReplyDelete